segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A variante Low Carb, High Fat

Se a dieta paleolítica está para a vida saudável de acordo com nossas origens ancestrais, deve-se considerar que hábitos contemporâneos acabaram influenciando mudanças corporais bem significativas, tais como o surgimento de doenças como a diabetes, as doenças do coração, aumento de peso, bem como outras consequências. Tamanho mal-trato com o corpo faz com que se tome algumas medidas que se sustentem ao longo do tempo para recobrarmos a saúde. Passar fome não vale! A resposta para tudo isso? A pela dieta "Low Carb, High Fat".

Como o nome da dieta sugere, a proposta é diminuir ao máximo o consumo de carboidratos, e alimentar-se de gordura animal até o limite da saciedade. A quantidade de proteínas, vitaminas e sais minerais contidos ou adicionados nos alimentos permitidos passa a vir naturalmente.

Comer gordura? Mas como vou emagrecer comendo gordura?

A resposta não é simples e a busca pelas informações deve ser criteriosa. Essa coisa toda não é intuitiva. Deve ser estudada e trabalhada em sua mente. Para resumir, digo que, para os paradigmas nutricionais de hoje, "Low Carb, High Fat" é para os fortes... não é para qualquer um... não por ser difícil a dieta em si, mas sim porque você terá a tarefa de explicar e justificar para a imensa maioria das pessoas que esta abordagem nutricional é a melhor para "emagrecer".

Isso mesmo! Para emagrecer, corte os carboidratos e coma gordura animal!

Não estou falando por mim mesmo. Já existem médicos como o Dr José Carlos Souto e o Dr. Andreas Eenfeldt, e alguns outros, que além de seguir eles mesmos, divulgam intensamente essa dieta.

Se observarem bem, observarão que se cortarem as frutas da dieta paleolítica, automaticamente ela fica Low Carb, High Fat. Então os alimentos permitidos são: carnes; peixes; ovos; vegetais (salada); nozes.

Algumas frutas com baixo quantidade de carboidratos são permitidas com moderação, como abacate e frutas vermelhas.

Nessa dieta a pessoa perde o excesso de peso porque a rota metabólica de queima de energia se volta para a gordura, seja a que você ingeriu ou a da sua cintura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário